sábado, 11 de agosto de 2007

Primeiro, as definições.

Astrolábio: sm. Instrumento astronômico utilizado para medir as alturas dum astro acima do horizonte. (fonte: dicionário Aurélio). Inventado por Hiparco de Nicéia, era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi por muito tempo utilizado como instrumento para a navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu. Mais tarde foi simplificado e substituído pelo sextante. O astrolábio moderno é um aperfeiçoamento de seu êmulo árabe: o autor de tal aprimoramento foi Abraão Zacuto, português de origem judaica (também conhecido pela alcunha Zacuto lusitano).


Paralaxe: (cs) sf. Ângulo sob o qual um observador, situado em uma determinada estrela, veria o raio da órbita da terrestre. (fonte: dicionário Aurélio). Em astronomia, a paralaxe estelar é utilizada para medir a distância das estrelas utilizando-se o movimento da Terra em sua órbita.
A palavra vem do Grego: παραλλαγή que significa alteração. É a alteração da posição angular de dois pontos estacionários relativos um ao outro como vistos por um observador em movimento. De forma simples, paralaxe é a alteração aparente de um objeto contra um fundo devido ao movimento do observador.



Ajudou? Não? Então pesquise. Não na internet. Procurem uns bons livros de astronomia.

Nenhum comentário: